quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

1994: O ano que Marcou uma Geração nos Games e na Cultura Pop

O ano de 1994 foi marcante para muitos, especialmente em termos de entretenimento. Quando penso na minha infância, 1994 é um ano que se destaca pelas inúmeras experiências significativas.

A emoção da Fórmula 1 e a perda de Ayrton Senna 

Para nós, brasileiros, foi um período intenso, especialmente no esporte nacional. Acordar cedo no domingo para assistir à Fórmula 1 era uma emoção. Ayrton Senna dominava as pistas e proporcionava um verdadeiro espetáculo a cada corrida, culminando com o icônico tema da vitória e Senna segurando a bandeira do Brasil. Era um orgulho ver um piloto brasileiro no pódio, erguendo o troféu. Infelizmente, 1994 também foi o ano em que Senna faleceu tragicamente em um acidente durante uma corrida. Os noticiários só falavam disso, e o país chorou sua perda.

O Tetracampeonato brasileiro na Copa do Mundo de 1994

No futebol, a seleção brasileira nos enchia de orgulho. Embora eu não me lembre muito da Copa de 90, a de 94 está gravada na minha memória. Foi a primeira vez que tive um álbum de figurinhas da Copa do Mundo, que guardo até hoje, embora não tenha conseguido completá-lo. Cada jogo era uma batalha emocionante, com Bebeto, Romário e companhia conquistando o tetra, e Tafarel fechando o gol. Galvão Bueno imortalizou o grito de "É TETRA, É TETRAAA" após o apito final. Assisti à final entre Brasil e Itália na casa do meu falecido tio, e essa lembrança é especial até hoje.

Impactos Culturais: Novelas, Filmes e Animes que marcaram época

Também em 94, assisti minha primeira novela do início ao fim: "A Viagem". Não sei o motivo, mas eu gostava dessa novela, e foi assistindo a ela que conheci uma das minhas músicas favoritas até hoje: "Linger", da banda The Cranberries, lançada em 94. Sempre que ouço essa música, sinto como se estivesse voltando no tempo.

No cinema, "O Rei Leão" se tornou um sucesso absoluto, e fui assistir com minha mãe. Esse filme, junto com "Em Busca do Vale Encantado", marcou minha infância e ainda gosto de assisti-los, mantendo o gostinho de nostalgia. Muitos clássicos foram lançados, e o meu filme de vampiro favorito, "Entrevista com o Vampiro", também é de 94.

Em 94, os animes também deixaram sua marca, com "Cavaleiros do Zodíaco" fazendo sucesso entre as crianças. Na escola, só se falava nisso, e foi o início do meu interesse por animes, que culminou com Yu Yu Hakusho, Street Fighter II Victory, Dragon Ball e muitos outros. Em dezembro, a clássica revista Herói surgiu, trazendo novidades sobre animes e games.

A revolução dos Videogames: Super Nintendo e o lançamento do Playstation

Foi em 94 que fiz meus primeiros amigos de infância, alguns dos quais ainda mantenho contato. Brincávamos de esconde-esconde, bolinha de gude, pipa, trocávamos figurinhas e, claro, jogávamos videogame. Ganhei meu Super Nintendo nesse ano e comecei a jogar com amigos, aproveitando clássicos como Donkey Kong Country, Mega Man X2, Killer Instinct, Super Metroid, e Final Fantasy VI foram lançados em 94. Ir a locadoras, participar de campeonatos, trocar fitas e jogar até tarde sem preocupações eram momentos preciosos. Hoje em dia, as redes sociais muitas vezes parecem um campo de guerra, e sinto falta de uma época com menos violência, drogas e preocupações. Ficava na calçada até tarde conversando com amigos despreocupado, chegava em casa ligava meu Super Nintendo e me divertia. Ainda sobre games, a Sony lançava seu primeiro console em 94, o famigerado Playstation que eu só fui ter em 1996 porém, foi na casa de um primo em 94 que tive o primeiro contato com Playstation jogando pela primeira vez Tekken 2 e Street Fighter Alpha 2.

Nessa época, eu e meus amigos montamos um clubinho chamado "Gang Sauros". Reuníamo-nos na casa de um dos amigos todo fim de semana para jogar videogame, Super Trunfo, Dominó, trocar figurinhas e outras atividades. Confissão: o nome "Gang Sauros" veio de um álbum de figurinhas de chiclete, e fui eu que manipulei a votação para que o nome fosse escolhido. A mãe de um dos amigos era professora e tinha um mimeógrafo, com o qual imprimíamos um jornalzinho semanal sobre nossas atividades. Ainda guardo esses jornais, embora estejam meio rasgados e sem tinta.

Mimeógrafo onde eram impressas as provas escolares e nosso jornalzinho

Enfim, 1994 foi um ano marcante para mim e para muitos outros. Deixo aqui registrada essa memória de uma época especial.

Abaixo, nosso "Gang Sauros Jornal". Infelizmente, está em péssimo estado e eu sou o único da turma que ainda têm guardado. Por ter sido impresso em mimeógrafo e ficar décadas guardado, esta bem ruim e a tinta já sumiu em boa parte principalmente na primeira folha mas convenhamos, têm praticamente 30 anos. No fim do post, deixei link para cada folha para que possa abrir a imagem maior e ler (tentar) separado. A primeira folha achoque nem da pra ler direito mas enfim, é o melhor que têm

.


Para melhor visualização, clique nos links abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário